segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro Infantil

Hoje é o Dia Mundial do Livro Infantil. Como leitora voraz (pelo menos, até o Arthur nascer) e apaixonada pela literatura infanto-juvenil desde que comecei a ler aproveitei a data para recomendar MASTER alguns livros que amei ler quando criança - e já adulta - deste universo tão incrível que é a literatura para os pequenos.

Não podia deixar de começar com o livro da minha autora preferida ever Ana Maria Machado. Menina bonita do laço de fita foi um livro que marcou a minha infância. De leitura gostosa e com uma frase repetida quase ao longo do livro todo (Menina bonita do laço de fita, qual é o seu segredo para ser tão pretinha?), eu cheguei a decorá-lo. E eu adorava mostrar a todo mundo que tinha decorado o tal do livro. Vivia recitando por aí. Apesar de ser um livro sobre a história de uma menininha que conversa com o coelho, eu recomendo a todos: meninos e meninas.

Menina bonita do laço de fita, Ana Matia Machado. Editora Ática. Preço médio: R$ 25




Acolhido como clássico pela crítica e pelo público, O Menino Maluquinho do Ziraldo foi outro livro que marcou minha infância. Sempre lia e relia o tal livro e achava o máximo porque conseguia lê-lo em uma tarde só. No Natal passado cheguei a dar um de presente para o meu sobrinho, que simplesmente AMOU o livro. A ponto de ler e reler como fazia em outros tempos e a ponto de contar para todo mundo que eu dei um livro muito legal para ele. A ideia, no início, era dar o livro e o filme junto - afinal literatura e cinema conversam bem -, mas o filme foi impossível de achar. Pelo menos, não desisti do livro e comprovei que ele é mesmo sucesso garantido com as crianças.

O menino maluquinho, Ziraldo. Editora Melhoramentos. Preço médio: R$ 23







De novo, mais um da Ana Maria Machado. Quando li Bisa Bia, Bisa Bel já era adulta e me apaixonei. Chorei feito uma condenada. Tenho, inclusive, este livro autografado pela própria Ana Maria Machado, por isso, virou tão meu xodó. Como é um livro maior, com mais páginas e mais letras, recomendo para crianças um pouco maiores lá pelos 8, 9 anos. Mas é bem bacana, apesar da história ser um pouco triste e tocante. Ana Maria Machado é imbatível.

Bisa Bia, Bisa Bel - Ana Maria Machado. Editora Salamandra. Preço médio: R$ 35






Mais um livro que marcou minha infância: Nanica, minha irmã pequena. Li quando tinha 9 anos. Minha melhor amiga da época, ia ganhar uma irmãzinha, então virou nosso livro-chave. Quando a irmã desta amiga nasceu a gente a chamava de Nanica por causa do livro. Além disso, me lembro do autor - o Toni Brandão - ter ido lá na escola conversar com a gente. Também é um livro maior, com muitas letras e páginas. Recomendo para crianças a partir de oito anos.

Nanica, minha irmã pequena, Toni Brandão. Editora: Melhoramentos. Preço médio: R$ 24





Que livro marcou a sua infância? Comente e recomende.

2 comentários:

  1. Oi Didi,

    Gostei das tuas indicações. Eu também tenho boas recordações dos livros que li na minha infância e adolescência.
    Eu não sabia que tinha o filme do Menino Maluquinho. Pena que é difícil de achar.

    Beijo,
    Cecília

    ResponderExcluir
  2. Oi Cecília, tem sim o filme. Mas para comprar realmente é impossível, mas vale a ideia também de alugar e copiar ou tentar baixar na internet - coisa que não fiz.
    Outro filme que lançou a pouco foi o Uma professora muito maluquinha também baseado em uma obra do Ziraldo. Não assisti, mas penso que deve ser bem bacana também.

    beijos
    Didi

    ResponderExcluir